O responsável pela apresentação de um trabalho em uma das sessões científicas deverá enviar, com antecedência o arquivo com os slides da apresentação. As orientações de como enviar e como definir o nome do arquivo com os slides da apresentação estão disponíveis no link Como enviar apresentação.

O responsável pela apresentação de um trabalho terá o apoio de duas pessoas: moderador e monitor.

Moderador: é a pessoa responsável pela abertura da sessão, por indicar quando começa e termina a apresentação de cada trabalho. O moderador é a pessoa que poderá dar e retirar a palavra dos participantes da sessão, se o responsável pela apresentação concluir a apresentação a tempo de responder aos possíveis questionamentos

  • Abertura da sessão: irá ocorrer no horário previsto na programação
  • Início das apresentações: imediatamente após a abertura da sessão com os autores presentes
  • Ordem das apresentações: conforme indicado na programação disponível no link: http://congressocasi.com.br/programacao/
  • Tempo de apresentação: o tempo de apresentação de cada trabalho é de 10 min a 15 min. O restante do tempo reservado para cada responsável pela apresentação de cada artigo é para que este possa responder a possíveis questionamentos dos moderadores, dos demais responsáveis pela apresentação de artigos e, eventualmente, de algum participante da sessão.
  • Término da apresentação: cada apresentação será finalizada pelo moderador em função do tempo. Não há possibilidade de adicionar tempo pois isso prejudicaria os demais participantes da sessão.
  • Encerramento da sessão: cada sessão será finalizada pelo moderador em função do tempo. No horário previsto na programação a sessão será encerrada pois será utilizada pelos participantes da sessão seguinte.
  • Em caso de problemas técnicos com o apresentador, o próximo trabalho será chamado e ele poderá reapresentar no final da sessão.

Monitor: é a pessoa responsável pelo registro da apresentação, registro da frequência dos participantes e pelo apoio ao ato de apresentar o trabalho

  • Registro da apresentação: O monitor irá identificar e registrar os trabalhos apresentados ao longo da sessão. Esse é o registro que irá habilitar o autor inscrito de receber o certificado de trabalho aprovado no XIII CASI.
  • Frequência dos participantes: O monitor irá identificar e registrar os participantes ao longo da sessão. Esse é o registro que irá habilitar o participante inscrito de receber o certificado de participação no XIII CASI.
  • Apoio à apresentação: O monitor irá abrir o arquivo, projetar e passar as telas para os participantes que tiverem alguma dificuldade de fazê-lo a partir do dispositivo que estiver usando para realizar a apresentação.
EnglishPortugueseSpanish