Sessões  Congresso

6, 7 e 8 de dezembro

Espera-se que o participante de uma sessão científica:

  • Entre na sala virtual 5 minutos antes do momento previsto para o início e permaneça até o final da sessão.
  • Mantenha o microfone desligado. A câmera poderá estar ligada.
  • Aguarde o final de cada apresentação para fazer alguma manifestação.
  • Manifeste-se por meio do ícone ‘LEVANTAR A MÃO’ e aguarde o moderador lhe dar a palavra.
  • Perguntas ao Moderador podem ser feitas através do chat da sessão.
  • Apresente críticas construtivas com objetividade.
  • Seja objetivo em suas considerações.
  • Encerre sua participação no momento em que o moderador indicar.

Apresentação de Trabalho

Como elaborar a apresentação de slides da apresentação do trabalho?

Para elaborar as apresentações os autores devem, preferencialmente, usar o template apresentado a seguir. O mesmo pode ser acessado por meio do: Como elaborar a apresentação de slides da apresentação do trabalho?

O autor responsável pela apresentação terá entre 10 min e 15 min para apresentar seu trabalho para o moderador e demais participantes da sessão científica. O tempo restante é para as observações e ou questionamentos do moderador e, se possível, dos demais participantes.

Como nomear o arquivo com os slides da apresentação do trabalho?

(Somente para o autor que quiser apoio do monitor durante a apresentação do trabalho)

Os arquivos com os slides das apresentações deverão ter os nomes padronizados. Isso é necessário para que possamos receber, organizar e dispor os arquivos com as apresentações adequadamente.

O nome do arquivo com a apresentação deve ter a seguinte estrutura:

 Nº da sala virtual + Código da sessão + Código do artigo + Nome do autor que irá fazer a apresentação

Como obter as informações para a montagem do nome do arquivo?

Tomamos como exemplo o 2º trabalho da sessão selecionada e a autora Marília Rios de Paula como responsável pela apresentação.

O nome do arquivo com os slides da apresentação desse trabalho deve ser: 01_001_AOL_01_714252_Marília Rios de Paula

A seguir, são apresentadas as informações da sessão que foi usada como referência para elaboração do exemplo e os passos para você nomear o seu arquivo com a apresentação, conforme solicitado.

  • Sala virtual na qual o trabalho será apresentado: 01
  • Sessão na qual o trabalho será apresentado: 001_AOL_01
  • Código do trabalho que será apresentado: 714252
  • Nome do autor que irá fazer a apresentação durante a sessão científica: Marília Rios de Paula
  • Estrutura do nome do arquivo: Nº da sala virtual + Código da sessão + Código do artigo + Nome do autor que irá fazer a apresentação
  • Nome do arquivo: 01_001_AOL_01_714252_Marília Rios de Paula

Como enviar o arquivo com a apresentação de slides para a secretaria do CASI?

(Somente para o autor que quiser apoio do monitor durante a apresentação do trabalho)

Se o autor quiser ter o apoio do monitor durante a apresentação dos slides, deverá enviar o arquivo com a apresentação para a secretaria do CASI, pelo link https://forms.gle/Mj3KEDY8kL8Ssf6JA

O monitor da sessão irá abrir o arquivo com a apresentação recebido, projetar e passar as telas.

Esse apoio é para evitar problemas para os participantes que tiverem alguma dificuldade de apresentar os slides a partir do dispositivo que estiver usando.

Envio dos arquivos para secretaria do CASI

  • Enviar o arquivo no formato pdf para garantir que a configuração original da apresentação com os slides será preservada.
  • Data limite para a secretaria receber o arquivo da apresentação com os slides: 30/11/2023.

Cronograma com as atividades para preparação, envio/recebimento, organização e disposição dos arquivos com os slides das apresentações e preparo das sessões científicas do XV CASI

Datas Atividades para recebimento dos arquivos
16/11/2023 à 30/11/2023 Autores enviam os arquivos com os slides das apresentações salvos no formato pdf para a secretaria do CASI https://forms.gle/Mj3KEDY8kL8Ssf6JA
Equipe CASI recebe e confirma o recebimento dos arquivos com as apresentações.
01/12/2023 Contingências
04/12/2023 Preparação das pastas de arquivos das apresentações e divulgação dos links para acesso às salas virtuais
05/12/2021 Instalação e testes das pastas de arquivos das apresentações das sessões científicas s
06/12/2023 a 08/12/2023 Apresentação dos trabalhos do XV CASI

Como é a atuação do moderador em uma sessão científica?

Moderador: é a pessoa responsável pela abertura da sessão, por indicar quando começa e termina a apresentação de cada trabalho. O moderador é a pessoa que poderá dar e retirar a palavra dos participantes da sessão, se o responsável pela apresentação concluir a apresentação a tempo de responder aos possíveis questionamentos

  • Abertura da sessão: irá ocorrer no horário previsto na programação.
  • Início das apresentações: imediatamente após a abertura da sessão com os autores que estiverem presentes
  • Ordem das apresentações: conforme indicado na programação disponível.
  • Tempo de apresentação: o tempo de apresentação de cada trabalho é de 10 min a 15 min. O restante do tempo reservado para cada responsável pela apresentação de cada artigo é para que este possa responder a possíveis questionamentos do moderador, dos demais responsáveis por apresentações de artigos e, eventualmente, de algum participante da sessão.
  • Término da apresentação: cada apresentação será finalizada pelo moderador em função do tempo. Não há possibilidade de adicionar tempo pois isso prejudicaria os demais participantes da sessão.
  • Término da sessão: cada sessão será finalizada pelo moderador em função do tempo. No horário previsto na programação a sessão será encerrada pois a sala virtual deverá ser liberada para ser utilizada pelos participantes da sessão seguinte.
  • Em caso de problemas técnicos com o equipamento do apresentador, o moderador irá passar a palavra para o responsável pela apresentação do próximo trabalho e, se o problema técnico for solucionado em tempo, o responsável poderá reapresentar seu trabalho ao final da sessão.

Como é a atuação do monitor em uma sessão científica?

Monitor: é a pessoa responsável pelo registro da apresentação, registro da frequência dos participantes e pelo apoio ao ato de apresentar o trabalho

  • Registro da apresentação: O monitor irá identificar e registrar os trabalhos apresentados ao longo da sessão. Esse é o registro que irá habilitar o autor inscrito de receber o certificado de trabalho aprovado no XV CASI.
  • Frequência dos participantes: O monitor irá identificar e registrar os participantes ao longo da sessão. Esse é o registro que irá habilitar o participante inscrito de receber o certificado de participação no XV CASI.

Apoio à apresentação: O autor poderá ter o apoio durante a apresentaçãoo monitor da sessão irá abrir o arquivo, projetar e passar as telas. Esse apoio é para evitar problemas para os participantes que tiverem alguma dificuldade de apresentar os slides a partir do dispositivo que estiver usando. O autor interessado nesse suporte, deverá seguir as orientações.