Qual é a programação das atividades durante o CASI?

Em 2024, o CASI retomará o formato presencial e irá ocorrer em 3 dias – 04.12 a 06.12.2024. Na quarta-feira haverá a sessão de abertura, palestra e a sessão de apresentação dos pôsteres. Na quinta e na sexta-feira, irão ocorrer as sessões científicas com apresentação oral e palestras.

Quem pode submeter um trabalho para o CASI?

Qualquer pessoa que queira elaborar um trabalho científico. Não há restrição quanto à escolaridade e ou vínculo profissional dos autores. Se o trabalho submetido estiver dentro das normas do CASI, disponíveis no próprio site do evento – congressocasi.com.br/xvi-casi/#tiposdetrabalho, for aprovado pelos pareceristas, e o autor responsável pela apresentação se inscrever, poderá ser apresentado em uma das sessões científicas do CASI.

O CASI fornece modelo (template) para formatar os trabalhos que serão submetidos?

Sim, o CASI fornece um modelo (template) para formatar cada um dos tipos de trabalhos que podem ser submetidos: artigo completo, trabalho em elaboração, artigo, tecnológico, caso para ensino. Estes templates estão disponíveis no próprio site do evento – https://congressocasi.com.br/xvi-casi/#tiposdetrabalho

Quantos autores podem estar no mesmo artigo?

Um congressista poderá participar como autor de até 3 trabalhos submetidos, independentemente da ordem de autoria (autor ou coautor) e do tipo de trabalho (completo, em elaboração, tecnológico ou caso para ensino). A título de exemplo, suponha que um congressista seja autor de um trabalho e coautor de outros três (ou mais). Nesse caso hipotético, ele precisará escolher quais serão os três trabalhos a serem submetidos ao evento ou de qual trabalho renunciará a coautoria, visto que o CASI aceita a submissão de até três trabalhos por autor.

É possível incluir/excluir autores após a submissão?

Sim, é possível alterar (incluir/excluir) autores após a submissão de um trabalho apenas, e tão somente, se o período de submissões de trabalhos estiver aberto. Após o encerramento do período de submissões, não é possível alterar (incluir/excluir) autores.

Como submeter um trabalho para o CASI?

Após elaborar o trabalho em dos formatos aceitos no evento (artigo completo, trabalho em elaboração, artigo, tecnológico, caso para ensino), um dos autores do trabalho deve:

  • No site www.even3.com.br/16casi/, efetuar login no seu e-mail e senha.
  • No Dashboard, descer a barra de rolagem até encontrar o link ‘Submissão’.
  • Clicar no link ‘Submissão’, preencher os dados dos autores e fazer o upload dos arquivos com o trabalho: um arquivo identificado e um arquivo não identificado

Atenção: certificar de que todas as propriedades do documento sem identificação foram excluídas. A presença de propriedades do documento que permitam a identificação dos autores na versão do trabalho ‘sem identificação’, leva à reprovação do trabalho pelo coordenador de área, sem que o trabalho seja designado para avaliação dos pareceristas.

Como é o processo de avaliação dos trabalhos submetidos?

O processo de avaliação do CASI é duplo cega. Cada trabalho é avaliado por dois pareceristas. Se as decisões desses pareceristas forem muito conflitantes (parecer muito favorável e parecer muito desfavorável), um terceiro parecerista irá complementar o processo de avaliação para obter o resultado final: aprovado ou reprovado.

É possível alterar autores após a avaliação?

Não. Não é possível alterar (incluir/excluir) autores após a realização da avaliação.

Como fazer a inscrição parar participar do CASI?
  • No site www.even3.com.br/16casi/ , efetuar login no seu e-mail e senha.
  • No Dashboard, descer a barra de rolagem até encontrar o link ‘Inscrição’
  • Após clicar no link ‘Inscrição’, selecionar uma das opções de participação:

– ‘Autor com trabalho aprovado’;

– ‘Estudante com trabalho aprovado;

– ‘Demais participantes’.

O CASI aceita nota de empenho?

Não são aceitas inscrições por nota de empenho. As inscrições para o CASI podem ser pagas por meio de pix ou boleto bancário.

 

Atenção: o pagamento de inscrição por meio do sistema PagSeguro, na modalidade parcelado, tem a incidência de juros e estes são de responsabilidade do participante.

Se eu não apresentar o trabalho terei direito a devolução da taxa de inscrição?

Não. A ausência às atividades programadas do CASI não gera direito ao ressarcimento do valor da inscrição.

Se eu não for à sessão científica, posso ter o ressarcimento da taxa de inscrição?

Não. A ausência às atividades programadas do CASI não gera direito ao ressarcimento do valor da inscrição.

Em que situação posso ter a devolução do valor da inscrição?

Não há devolução do valor de inscrição do participante com trabalho aprovado (Autor com trabalho aprovado e Estudante com trabalho aprovado) sob nenhuma circunstância.

Há a possibilidade do cancelamento de inscrição e devolução do valor de inscrição do participante inscrito na categoria ‘Demais participantes’. Para tanto, deve-se considerar as seguintes informações:
– Solicitação do pedido de cancelamento deve ser realizada por escrito, junto à secretaria do CASI – congressocasi@gmail.com
– A devolução irá ocorrer em até 2 semanas após a realização do evento;
– Solicitação de cancelamento com antecedência de pelo menos um mês do evento (até 04 de novembro): devolução de todo o valor recebido. Isso significa que serão descontadas as taxas e comissões (serviços financeiros) incorridos, de aproximadamente16,5% do valor da inscrição, para apurar o valor a ser devolvido;
– Solicitação de cancelamento com antecedência de pelo menos um mês do evento (até 04 de novembro): devolução de 83,5% do valor recebido. Isso significa que serão descontadas as taxas e comissões (serviços financeiros) incorridos, de aproximadamente16,5% do valor da inscrição, para apurar o valor a ser devolvido;
– Solicitação de cancelamento com antecedência menor que um mês do evento (entre dia 05 de novembro e 03 de dezembro): devolução de 50% do valor recebido. Isso significa que serão descontadas as taxas e comissões (serviços financeiros) incorridos, de aproximadamente 50% do valor da inscrição, para apurar o valor a ser devolvido;

Atenção: a empresa que fornece o sistema de gestão do CASI, a Even, oferece a possibilidade de, no momento da inscrição, o congressista optar por ‘Inscrição com cobrança de taxa de desistência’. Trata-se de um serviço ofertado pela Even, não tendo os organizadores do CASI nenhuma ingerência sobre o processo de aquisição e ou da possível devolução do valor da inscrição, haja vista regras próprias da empresa para que isso ocorra.

Como são organizadas as sessões científicas?

As sessões científicas do CASI são organizadas, preferencialmente, com 4 trabalhos, a serem apresentado em 1h40min. Entretanto, o número de trabalhos de algumas sessões pode variar por conta do tema de referência da sessão, haja vista que, os coordenadores das áreas temáticas organizam as sessões científicas reunindo trabalhos que abordam temas similares e ou complementares e, nem sempre, a preferência por 4 trabalhos por sessão pode ser efetivada.

O CASI fornece modelo (template) para apresentar os trabalhos nas sessões científicas – apresentação oral e apresentação de pôsteres?

Sim. Os autores responsáveis pela elaboração e apresentação oral de seu trabalho em uma das sessões do CASI, deverão usar o template disponível no site do CASI – www.congressocasi.com.br. O mesmo ocorre com os autores responsáveis pela elaboração e apresentação dos pôsteres, cujo template também está disponível no site do CASI – www.congressocasi.com.br.

Como é a participação do congressista que é autor com trabalho aprovado?

O congressista que é autor de um trabalho aprovado deverá se inscrever na modalidade ‘Autor/Estudante com trabalho aprovado’, e o respectivo trabalho deverá ser apresentado na sessão científica para o qual foi programado (apresentação oral ou apresentação de pôster). O congressista inscrito poderá, ainda, assistir a todas as palestras e ou sessões científicas que tiver interesse.

Posso pedir para um terceiro apresentar meu trabalho?

Sim. O autor inscrito na modalidade ‘Autor/Estudante com trabalho aprovado’, inicialmente, responsável pela apresentação, se necessário, pode ser substituído por terceiro. Entretanto, para que o novo responsável pela apresentação receba o certificado de apresentação, é necessário que faça sua inscrição no evento. Apenas congressistas inscritos, e que realizaram a apresentação, recebem certificado de apresentação de trabalhos.

Como é a participação do congressista que não é autor com trabalho aprovado?

O congressista que não é autor de trabalho e quer participar do CASI, deverá se inscrever na categoria ‘Demais participantes’. Este congressista poderá assistir a todas as palestras e ou sessões científicas que tiver interesse.

Como é a participação do congressista inscrito como moderador de sessão científica?

Para organizar uma sessão científica, o coordenador de área faz contato com os congressistas inscritos que irão apresentar seus respectivos trabalhos, para verificar a disponibilidade e interesse em assumir o papel de moderador de sua sessão científica. Se aceitar, o congressista, além de apresentar seu próprio trabalho, também irá ser o mediador da sessão e, ao final do CASI, receberá, também a certificação de mediação de sessão científica.

Se o congressista tiver o trabalho aprovado, pagar a inscrição, porém o trabalho não for apresentado, ele será publicado nos anais do evento?

Não. Apenas trabalhos aprovados, e que foram apresentados nas sessões científicas programadas, serão publicados nos anais do evento.

Se o congressista tiver o trabalho aprovado, pagar a inscrição, porém não apresentar o trabalho, terei direito a certificado do artigo?

Não. Apenas trabalhos aprovados, e que foram apresentados nas sessões científicas programadas, terão certificados de participação no evento.

Quais são os certificados emitidos pelo CASI?

Os certificados do CASI estarão disponíveis no site www.even3.com.br/16casi/, em até 30 dias após seu encerramento.
O congressista inscrito, receberá os certificados das atividades que participar: participação no congresso, avaliação de artigos; apresentação de trabalho; mediação de sessão científica, coordenação de área, ….

Como acessar e imprimir o certificado de participação no CASI?

Os certificados do CASI estarão disponíveis no site de gestão do evento, em até 30 dias após seu encerramento.
No site www.even3.com.br/16casi/, efetue login no seu e-mail e senha.
No Dashboard, desça a barra de rolagem até encontrar o link ‘Certificados’
Após clicar no link ‘Certificados’, os certificados das atividades nas quais o congressista participou estão disponíveis para serem baixados.

Quanto tempo após o evento são publicados os anais?

Os anais do CASI estarão publicados e disponíveis no site de gestão do evento www.even3.com.br/16casi/, em até 120 dias após seu encerramento.

Como acessar os anais do CASI?

No site www.even3.com.br/16casi/, efetue login no seu e-mail e senha.
No Dashboard, desça a barra de rolagem até encontrar o link ‘Publicação’
Após clicar no link ‘Publicação’, os anais estarão disponíveis para serem baixados.

Há fast-track? Como é o processo?

Sim, o CASI participa como evento parceiro de algumas revistas nacionais de diferentes estratos. No entanto, esse processo é renovado anualmente, dependendo do interesse manifestado por cada periódico parceiro. A exceção é a Revista de Administração, Sociedade e Inovação (RASI), classificada como Estrato B2, que mantém uma parceria ininterrupta com o CASI. Anualmente, a RASI convida por e-mail os autores de todos os artigos selecionados como os melhores do evento a submeterem seus trabalhos para consideração. Quanto aos outros periódicos, o sistema de gestão de fast track varia em cada revista, o que significa que não há um processo único.
Obs.: É importante ressaltar que o convite para fast-track não assegura a publicação do artigo na revista.