Áreas Temáticas

Coordenadores

David Lorenzi Junior – UFSM

Vanessa de Almeida Guimarães – UFRJ – COPPEAD

Administração de Operações e Logística (AOL)

Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão Logística; Transporte de Carga e de Passageiros; Qualidade em Serviços e Operações;  Modelos de Apoio à Decisão aplicados à Operações;  Lean Manufacturing;  Operações Sustentáveis (Produção, Logística e Transportes); Manufatura 4.0.

Coordenadores

Marco Antonio Conejero – UFF

Maria Elisa Brandão Bernardes – FDC

Administração Estratégica (AES)

Planejamento Estratégico e Administração por Objetivos: As diferentes perspectivas em relação ao planejamento estratégico, suas aplicações, resistências, influências, particularidades. Pensamento Estratégico. Análise do Ambiente. Aplicações do Planejamento Estratégico nos setores público e privado. Planejamento e Processo Decisório nas Organizações. Novas abordagens do Planejamento Estratégico: Planejamento Estratégico Situacional (PES) e Ziel Orientierte Projekt Planung (ZOPP).

Administração Estratégica: Estratégia de Negócios; Estratégia Corporativa; Estratégia Competitiva; Estratégias de Cooperação; Estratégia Global; Estratégias de Aquisição; Stakeholders e Gestão da Mudança/Sinergia Corporativa; Estratégias de Internacionalização; Estratégia como Prática; Estrutura e Controles Estratégicos; Visão Baseada em Recursos; Capacidades Dinâmicas; Estratégias de Redes; Arranjos Produtivos Locais; Startups e Inovação; Estratégias de Não-Mercado; Estratégias de Influência e Atividades Políticas Corporativas (Corporate Political Activity); Estudos de Caso em Estratégia.

Coordenadores

Felipe Fróes Couto – UNIMONTES

Bruno Eduardo Freitas Honorato -UnB

Administração Pública (ADP)

Teorias, Métodos e Formação em Administração Pública: administração pública comparada; bases teóricas da administração pública; estudos bibliométricos em administração pública; estudos de natureza historiográfica em administração pública; formação do administrador público; fundamentos epistemológicos da administração pública; reflexões metodológicas sobre a pesquisa em administração pública.

Instituições, Organizações e Gerência Pública: contratualização e regulação; federalismo e poder local; gestão de organizações públicas (ênfase em áreas funcionais); inovações gerenciais na seara pública; meios institucionais de transparência e accountability; políticas públicas: atores, ciclo, instrumentos de gestão e intersetorialidade; reformas do aparelho de Estado.

Participação, Transparência e Controle Social: arranjos institucionais participativos; associativismo e participação; cidadania e controle social; cogestão de políticas públicas; democracias representativa, participativa e deliberativa; desenvolvimento territorial; gestão social e ambiental; meios democráticos de accountability; parcerias entre Estado e sociedade (segmentos público não-estatal e privado).

Coordenadores

Elizângela de Jesus Oliveira – UFAM

Léia Maria Erlich Ruwer – UFAM

Comportamento Humano nas Organizações (CHO)

Comportamento Humano nas Organizações (CHO). Inteligência Emocional nas organizações. Gestão do Conhecimento e Inteligência Organizacional.

Competências nos diferentes níveis:  organizacionais, equipe/coletivas e individuais. Gestão por Competências. Gestão por Competências. Conhecimento e Aprendizagem Humana (Human Learning e Always Learning). 

Cultura e Clima Organizacional; Motivação, Retenção, Engajamento, Comprometimento no trabalho, Gamificação na Gestão de Pessoas, Metodologias Diferenciadas de Feedback e Endomarketing. 

Liderança e Psicologia de Grupos. Equipes, Intraempreendedorismo, Comunicação, Relações de Poder, Gestão de Conflitos, Negociação, Inclusão Social, Diversidade, Relações Intergeracionais, Mudança e Suporte organizacional. 

Gestão de Carreira e Propósito. Gestão de Talentos. Employer Branding e Employer Experience: posicionamento e marca do empregador. 

Emoções, bem estar e felicidade no Trabalho. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Saúde mental e doenças no trabalho: ações preventivas e diagnósticas. Condições de trabalho e envelhecimento da força de trabalho. 

Gestão de Pessoas: processos e estratégias.  Recrutamento, Seleção e Onboarding.  Treinamento, Desenvolvimento e Educação.  Gestão de Desempenho. Gestão de Remuneração e Benefícios. Retenção de Talentos.

Práticas Contemporâneas de Gestão Estratégica de Pessoas. Novas configurações das áreas de Gestão de pessoas. Gestão de Pessoas no Terceiro Setor e nos diferentes setores e atividades. Gestão de Benefícios. 

Indústria 4.0 e Novas configurações do Trabalho, Flexibilização, Novas Ocupações e Modos de trabalhar. Desafios das (re)configurações do mercado de trabalho. 

Inovação e novas ferramentas aplicadas em Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Melhorias em Sistemas e Processos da área de Gestão de Pessoas.

Mobilidade Global e Gestão Internacional de Pessoas.

Coordenadores

Cleber Broietti – UNESPAR

Ernando Fagundes – FATENP

Contabilidade (CON)

A Contabilidade classificada no campo das Ciências Sociais, cujo atuação abrange qualquer atividade que necessite de controle, pode ser estudada sob as mais variadas perspectivas, nesse sentido a área de contabilidade contempla vários tópicos, tais como (mas, não se limitando a estes): 

Contabilidade Gerencial e Controladoria; Contabilidade Financeira; Auditoria e Perícia; Contabilidade Pública; Terceiro Setor; Contabilidade Comportamental; Contabilidade Ambiental; Ensino e Pesquisa em Contabilidade; Teoria da Contabilidade; Gestão tributária; COVID-2019 e impactos na contabilidade; História da contabilidade; Qualidade da informação contábil; Ética e formação profissional; Análise e Gestão de Custos; Temas emergentes em Contabilidade.

Coordenadores

Edson Trajano Vieira – UNITAU

Raphael Campana Marinho – IF SUDESTE MG

Desenvolvimento Regional & Urbano (DRU)

Atores e Ações de Desenvolvimento Local; Políticas Públicas de Desenvolvimento Local; Desenvolvimento Local Sustentável; Educação, Tecnologia e Inovação como fatores de Desenvolvimento Local; Desindustrialização e Transição Econômica; Indicadores e Estudos Comparados de Desenvolvimento Local.

Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano; Meio Ambiente e as cidades; Habitação como Direito; (Re) Pensando as Comunidades; Smart Cities; História do Urbanismo e das Cidades; Economia Criativa e Desenvolvimento Regional.

Coordenadores

Aline dos Santos Barbosa – MADE / UNESA

Aline Mendonça Fraga – UFRGS

Desigualdade de Gênero nas Organizações (DGO)

Desigualdade de Gênero em Organizações. Assédio Sexual, Moral, Psicológico e Virtual. Violências (física, sexual, moral, psicológica, patrimonial). Patriarcado e cultura machista. Desenvolvimento de Carreiras de Mulheres. Liderança Feminina. Inserção de Mulheres no Mercado de Trabalho. Tópicos sobre Feminismo. Jornada Tripla de Mulheres. Maternidade e Carreira. Gerações e Envelhecimento nas Organizações. Desafios de Mulheres nas Áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). Participação de Mulheres na Esfera Pública e Privada. Inserção de Mulheres na Política. Desafios para o Desenvolvimento da Carreira de Mulheres. Intersecção entre Gênero, Raça e Classe. Gênero e Sexualidade no Ambiente Organizacional. Estereótipos de Gêneros. Sexualidade e Preconceito nas Organizações.

Coordenadores

Bruna Liria Avelhan – UEM

Eder de Carvalho Januario – USP

Economia das Organizações e Sustentabilidade (EOS)

Economia Circular; Economia dos Custos de Transação; Economia dos Custos de Mensuração; Nova Economia Institucional; Teoria da Firma; Teoria Institucional; Teoria dos Contratos; Estruturas de Governança; Integração Vertical; Formas Híbridas; Assimetria Informacional; Organização Industrial; Estruturas de Mercado; Poder de mercado; Competitividade; Redes (Networks); Cadeias Produtivas; Coordenação e Competitividade de Cadeias Produtivas; Criação e Captura de Valor; Sistemas Agroindustriais; Gestão de Agronegócio; Agribusiness; Teoria dos Stakeholders; Acordos, Normas e Legislação Ambientais (Internacionais, Nacionais, Públicos e Privados); Governança Corporativa; Teoria da Agência; Sustentabilidade Corporativa; Responsabilidade Social Corporativa; Ética Corporativa; Cidadania Corporativa; Gestão Ambiental (Economia de água, Economia de energia, Reciclagem, Reutilização, Preservação/Conservação de Vegetação e Recursos Hídricos, Biopirataria/Tráfico de biota e/ou genoma/patrimônio genético, alimentos orgânicos, Impactos Humanos na Biodiversidade); Relatórios de Sustentabilidade; Pegada Ecológica/Desenvolvimento Sustentável (estado d’arte, acordos e evolução), Economia verde, Inovação sustentável, Transição energética e práticas ESG; Balanço Social; Avaliação e Gerenciamento de Riscos, Impactos, Danos e Passivos Ambientais

Coordenadores

Gracyanne Freire de Araújo – UFS

Robson Moreira Cunha – UFF

Empreendedorismo (EMP)

 

Coordenadores

Sheila Serafim da Silva – USP

Sandra Regina Freitas Da Silva Morgado De Gois – MADE / UNESA

Ensino e Pesquisa (EPE)

Estratégias e métodos de pesquisa em negócios (bibliométricas, análise crítica e ética na pesquisa); Desafios e tendências na educação em negócios (cenários, oportunidades e reflexões na educação superior em negócios); Metodologias ativas na educação em negócios (jogos de empresas, simulações, aprendizagem baseada em problemas ou projetos, método do caso, sala de aula invertida, aprendizagem vivencial); Inovações tecnológicas na educação em negócios (educação online, ambientes virtuais de aprendizagem, tecnologias na educação, tutoria; plataformas); Planejamento educacional (planejamento curricular, avaliação da aprendizagem e desempenho acadêmico, avaliação institucional e docente, ingresso e evasão); Experiências de aprendizagem (processos e estilos de aprendizagem); Perspectivas de educação em negócios (ótica docente e discente, formação do professor, saberes e práticas docentes); Gestão da educação superior; Casos para ensino.

Coordenadores

Francisco Igo Leite Soares – UFOPA

Ricardo Medeiros – UFRA

Finanças (FIN)

Investimentos e Apreçamento de Ativos; Finanças Corporativas; Finanças Comportamentais; Educação Financeira; Finanças Pessoais; Mercados e Instituições Financeiras; Governança Corporativa e Estrutura de Propriedade; Finanças Públicas; Gestão de Riscos e Derivativos; Finanças de entidades desportivas; Finanças Digitais; Criptofinanças, Inovações Financeiras, Análise Fundamentalista, Análise Técnica.

Coordenadores

Rafael Kuramoto Gonzalez – UTFPR – PB

Max Leandro de Araújo Brito – UFRN

Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo (GTE)

Gestão e Inovação Tecnológica; Prospecção tecnológica, Ecossistemas de Inovação no Brasil; Pesquisas em Inovação; Casos Aplicados de Inovação; Inovação em Serviços; Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais; Dinâmica do Empreendedorismo Intensivo em Conhecimento; Inovação Sustentável; Política Científica, Tecnológica e de Inovação e Sistemas Nacionais e Regionais de Inovação; Inovação em Administração Pública; Empreendedorismo sustentável; Espaços inteligentes, parques tecnológicos, arranjos produtivos locais e de inovação, Hubs, distritos industriais e centros de inovação

Coordenadores

André Luiz de Castro Leal – UFRRJ

Fernando Hadad Zaidan – IETEC – MG

Gestão e Governança de Tecnologias da Informação (GTI)

Gestão e Governança: Governança da TI; Gestão Estratégica da TI; Papéis, Estruturas Hierárquicas e Arquétipos de Decisão em TI; Planejamento Estratégico da TI; Alinhamento Estratégico da TI com os Negócios; Políticas, Processos e Procedimentos em TI; Total Cost of Ownership (TCO); Retorno de Investimento (ROI); Gestão de Infraestrutura de TI e Telecom, Governança, Risco e Compliance (GRC).

Desempenho e Indicadores: Gestão de Desempenho da TI; Sistemas de Indicadores, OKR, KPI; Controle e Rastreabilidade em Processos de TI.

Dados, Informação e Conhecimento: TI aplicada à Gestão da Informação e do Conhecimento; Governança de Dados;  Arquitetura da Informação, Business Analytics e Data Science Aplicado aos Negócios; Business Intelligence.

Riscos e Segurança: Gestão de Riscos em TI; Compliance; Auditoria de Sistemas de Informação; Segurança da Informação; LGPD.

Modelos, Frameworks e Canvas: Modelos de Referência e de Maturidade; Frameworks e Canvas de Gestão de Controle e Serviços de TI; Gestão por Processos da TI; Gestão de Projetos de TI: Tradicional, Ágil e Híbrido.

Arquitetura Corporativa: Técnicas, Estruturas, Componentes da EA; Metodologias de EA; TOGAF; ArchiMate.

Coordenadores

Marco Aurélio Oliveira Santos – UFOPA

Patricia Leite da Silva – UFRRJ

Marketing (MKT)

Gerência de produtos (gestão de portfólio; inovação e desenvolvimento de produtos; embalagem e packaging; gestão de marcas; marketing de serviços); Preços e análise de valor (precificação de bens e serviços; táticas de preços); Gerência de distribuição (canais de marketing; varejo, trade marketing e serviços ao cliente; comércio digital e marketing digital); Gerência de promoção e relacionamentos (comunicações integradas de marketing; relacionamento com o cliente; CRM); Análise e gestão de mercados (pesquisa de marketing; segmentação de mercado; comportamento do cliente); Marketing não comercial (marketing em organizações públicas; marketing de causas e de organizações do terceiro setor; marketing político; marketing interno); Marketing cultural; Tendências em marketing (teorias e temas emergentes; ética; sustentabilidade; marketing global); Organização de marketing (análise de desempenho, avaliação e controle em marketing; interfuncionalidade entre marketing e outras áreas).

Coordenadores

Diego Costa Mendes – UFV

Elisabeth Cavalcante dos Santos – UFPE

Organizações e sociedades (OES)

Relações de trabalho; Precarização do trabalho; Informalidade;  Relações de poder/resistência no organizar; Estudos baseados em prática (EBP); Organizing; Cotidiano; Gestão Ordinária; Organizações e negócios periféricos; Abordagens críticas à gestão; Organizações da sociedade civil; Movimentos sociais;; Diferenças, desigualdades e resistências; Interseccionalidade; Analítica queer; Economia criativa; Economia da cultura; Estudos culturais; Economia social e solidária; Perspectiva de[s]colonial e/ou pós colonial; Epistemologias do sul.